
CRM: 32268-PR - RQE 27466
Neuralgia do Trigêmeo
A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio do nervo trigêmeo que provoca sintoma doloroso severo. Acomete pacientes em todas as faixas etárias, usualmente na idade adulta.
O nervo trigêmeo é o responsável pela inervação sensitiva da face. É dividido em três segmentos: V1 – ramo oftálmico, V2 – ramo maxilar e V3 – ramo mandibular.
Provoca dor facial paroxística, ou seja, em crises, episódios de curta duração que se instalam subitamente. É referida como choque, rajada, queimação, entre outros. Mais comumente afeta os ramos V2 e V3 do nervo, região da bochecha e mandíbula e é unilateral.
As pessoas acometidas pela doença podem ter crises desencadeadas pelo simples toque manual (acariciar), contato com vento ou água na face, para se barbear ou mastigar.
O tratamento inicialmente é clínico e medicamentoso, mas o distúrbio pode ser refratário a medida inicial e demandar tratamento invasivo.
A microcirurgia é a forma padrão ouro de tratamento. Preconiza-se a descompressão microcirúrgica do nervo junto a sua origem no tronco encefálico, ou seja, é realizado o afastamento e isolamento de alça vascular em relação ao nervo nesta porção.
Consulte um neurocirurgião para mais informações.

