top of page

Hematoma Subdural Crônico

É uma lesão secundária a traumatismo da cabeça. Ocorre mais frequentemente em idosos, pacientes com distúrbio de coagulação ou que usam anticoagulantes.

Por vezes o traumatismo passa desapercebido por ser de baixa intensidade ou o aparecimento da lesão é tardia o suficiente e o paciente nem sequer recorda do evento.

O trauma resulta em movimentação do encéfalo no interior do crânio e o efeito de aceleração e desaceleração bem como o trauma do encéfalo junto aos acidentes ósseos internos do crânio ocasionam lesão de vaso venoso no espaço subdural, localizado entre o cérebro e a dura-máter (meninge). Usualmente é sangramento de pequeno volume e este conteúdo de sangue se organiza e encapsula, de modo que a própria cápsula inicia liberação de fatores anticoagulantes e líquido para o seu interior e o “coágulo” cresce progressivamente.

O paciente se queixa de dor de cabeça (cefaleia) progressiva, alteração de força muscular em um dos lados do corpo, pode haver declínio cognitivo como numa demência, déficit de controle de esfíncter e alteração do nível de consciência.

A condição deve ser tratada em caráter de urgência, o que é feito usualmente com uma trepanação, que é um orifício no crânio de aprox. 1cm, abertura da cápsula do hematoma e drenagem do seu conteúdo.

Consulte um neurocirurgião para mais detalhes.

foto 8.png
foto 9.jpg
bottom of page